FENÔMENO SOLAR RARÍSSIMO É VISTO NA SUÉCIA

Os halos solares são fenômenos bastante raros, difíceis de serem presenciados. Porém, sortudos em uma estação de esqui em Vemdalen, na Suécia, presenciaram o evento único, que ocorre a mais de 17 km de altura, na troposfera. Compartilhado no Facebook, o vídeo mostrando os círculos ao redor do Sol já atingiram mais de 5 milhões de visualizações. Confira:

 

Esse fenômeno acontece quando a luz solar é refletida e refratada por milhões cristais de gelo presentes na atmosfera, em nuvens cirros bem fininhas e alongadas. Os cristais mudam a direção e decompõem a luz, conforme explica a física Mariane Mendes, no site Brasil Escola. Assim, apenas a luz branca passa pelos cristais, formando uma espécie de arco-íris albino ao redor do Sol.

Outro fato interessante é que o fenômeno é visto de maneira diferente por cada um dos espectadores: como se trata de uma questão de ângulo, o halo solar não é idêntico à visão de uma pessoa que esteja exatamente ao seu lado. Muito parecido, é claro, mas não igualzinho. Ou seja, trata-se de um fenômeno altamente individual e único!

Além disso, os halos podem se formar ao redor da Lua, mas como a “luz” lunar não é muito intensa, dificilmente conseguimos enxergar esse fenômenos à noite. 

Fonte: MegaCurioso